sábado, 16 de julho de 2011

A cultura que queremos, na cidade que vivemos

Nas ultimas semanas temos acompanhado os vários desdobramentos relacionados à Administração Pública da área de Cultura, em meio a ponderações pessoais, opiniões e questionamentos dos agentes culturais e artistas; todos buscam compreender qual é o caminho que devemos percorrer para que haja de fato o acesso de todo blumenauense à cultura.
Porém, é importante antes de mais nada, compreender que o Conselho Municipal de Cultura é um órgão consultivo de assessoria direta do Executivo Municipal, e por ser consultivo oferecemos opções ao gestor público, mas não deliberamos sobre as escolhas dos protagonistas a frente das instituições públicas de cultura, por uma decisão político-partidária do prefeito municipal.
Com isso vamos refletir no que o CMC dentro de suas atribuições tem desenvolvido e qual deveria ser uma política de cultura de um município, e no caso especifico numa cidade como Blumenau.
A política de Cultura de Blumenau tem sido construída nas respostas de trabalho do grupo de artistas e agentes culturais que trabalharam na 5° Conferência Municipal de Cultura e principalmente pelo grupo presente nas conferências setoriais ocorridas em junho deste ano. Nestes documentos está manifestado: fundamentos teóricos, objetivos, metas e, como o item mais importante, as ações para construirmos a cultura que queremos na cidade em que vivemos.
No ano que passou o Conselho Municipal de Cultura de Blumenau trabalhou em grupos temáticos para o Sistema Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura, que através de vários encontros ao longo desses oito meses, resultou num projeto já entregue ao setor jurídico da prefeitura que o apresentará através de projeto de lei ao plenário da câmara de vereadores.
O CMC tem se pautado em buscar oferecer condições para que os artistas possam criar obras propositivas, quantitativas e qualitativas; para isso no edital de 2011, foi criado submodalidades com valores específicos para estas produções.
Estamos cientes que cada vez mais é necessário investir em cultura em Blumenau, pois hoje os valores são baixos comparados a outras cidades do vale. Por isso buscamos mediar junto ao poder público, formas de alterar essa realidade. O incremento de recursos em quase 50% do orçamento do fundo, dobrando seu valor para R$600.000,00, neste ano, tem sido um dos anseios da classe artística apresentada como demanda pela Quinta Conferência Municipal de Cultura de Blumenau.
Sua representatividade paritária ocorrida através de um processo democrático deflagrado pela quarta conferencia, reafirma que o CMC ao longo de suas várias gestões busca atender aos múltiplos interesses dos agentes culturais.
Temos trabalhado, cada vez mais em busca de oferecer condições para que artistas da mais variadas linhas estéticas e gestores culturais possam executar seu trabalho com condições ideais necessárias.
Para tanto estaremos nas próximas semanas trabalhando na seleção dos novos projetos inscritos no Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau edição 2011, fortalecidos no desejo de que as nossas ações possam contribuir para a construção de uma nova visão da cultura em Blumenau.

Conselho Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário