terça-feira, 31 de agosto de 2010

Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura


Objetivos do Projeto

Gerais

Realizar uma investigação sobre o papel dos conselhos de cultura no Brasil atual, inclusive acerca de suas necessárias relações com as políticas culturais (Sistema Nacional de Cultura e Plano Nacional de Cultura) e a democratização da sociedade brasileira. Possibilitar que as informações, análises e debates acerca do tema cheguem ao maior número de membros dos conselhos de cultura existentes no país e de pessoas envolvidas com o campo da cultura, em especial com as políticas culturais.Subsidiar a atuação ativa e qualificada dos membros dos conselhos de cultura existentes no país, inclusive com a produção de materiais de apoio à sua atuação qualificada.

Específicos

Elaborar diagnóstico preliminar da situação dos conselhos de cultura no Brasil. Promover um encontro, com transmissão on-line para todo o país, entre especialistas da área e conselheiros para apresentar e validar o diagnóstico, abordando temas estruturais como Políticas Culturais, Democracia e Conselhos de Cultura. Registrar o encontro e produzir um vídeo a partir dele. Publicar livro contendo o estudo e artigos de especialistas sobre o tema - inclusive em versão digital, para ser disponibilizado em CD e na internet. Distribuir o vídeo e o livro em todo o Brasil, em especial para os membros dos conselhos de cultura e participantes do campo cultural. Formar rede nacional dos membros de conselhos de cultura no Brasil.


SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO: http://www.conselhosdecultura.ufba.br/


Informações Adicionais:

Pesquisa Conselhos Estaduais de Cultura - AQUI.

Artigos:

AutorTítuloDownloadPolíticas Culturais, Democracia e Conselhos de CulturaPesquisa - Conselhos de Cultura e Democracia no Brasil. Primeira Etapa: Conselhos EstaduaisPDF Anita SimisConcine - 1976 a 1990PDF Anita SimisConselho de Comunicação Social - Uma válvula para o diálogo ou para o silêncio?PDF Lia CalabrePolíticas e Conselhos de Cultura no Brasil: 1967-1970PDF Bernardo NovaisParticipação Política e Conselhos de Cultura: uma propostaPDF Alexandre BarbalhoOrientando a Cultura: O Conselho de Cultura do Ceará nos anos 1960-70PDFHumberto CunhaO papel dos colegiados na definição dos incentivos públicos à culturaPDF Hamilton FariaConselhos Municipais de Cultura: Cultura Participativa e Cidadania CulturalPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário